terça-feira, 17 de junho de 2008

O Baralho Cigano

Muito se fala a respeito do chamado “Baralho Cigano”... Eu sempre explico a meus alunos e clientes que: muitos baralhos foram e continuam sendo chamados inadequadamente de baralhos ciganos... Enquanto outros baralhos tem origem cigana, mas são restritos às famílias... Existem variados baralhos de origem cigana, muitos mesmo. Até pelo fato de a cartomancia ser uma tradição entre os povos ciganos, que lêem com variados jogos de cartas.


O baralho cigano mais popular, o mais conhecido e difundido é o LENORMAND, que leva o nome de sua divulgadora, Madame Anne Marie Adelaide Lenormand, uma célebre cartomante francesa da época de Napoleão. Esse baralho é composto por 36 cartas que retratam cenas, animais, forças da natureza e objetos... O Baralho Cigano está voltado para a vida prática, e sua característica principal é a objetividade e a clareza das respostas. Tanto assim é que é um dos oráculos mais procurados, tanto pelas pessoas que admiram a filosofia cigana (a qual está expressa na simbologia de cada lâmina, sendo um legado dos ciganos para todos os tempos) quanto pelas que pouco conhecem sobre seu povo criador, mas que buscam respostas acertadas e diretas para os conflitos cotidianos de suas vidas. Aliado a isso, o Baralho Cigano também oferece um aconselhamento seguro e eficaz sobre a melhor forma de agir para a conquista dos objetivos e para o crescimento interno.

No meu jogo, eu uso basicamente quatro tipos de Baralho Cigano distintos:

- O Lenormand, cuja simbologia cigana se mescla à sabedoria dos Arcanos Menores do Tarot;

- O Baralho Cigano russo, que também tem 36 cartas e fala de situações cotidianas;

- O Baralho Cigano de 28 cartas, que é muito prático e objetivo, e que enfoca também aspectos espirituais e fornece datas;

- O chamado Tarot do Cigano, que não é Tarot propriamente dito, pois não tem a estrutura convencional de 78 cartas... São as mesmas cartas do Lenormand, mas a ênfase da leitura se baseia nas figuras, apenas. É mais objetivo.

Do mesmo modo, um curso de Baralho Cigano é um excelente meio de resgatar a beleza e o fascínio da cultura cigana, através de um de seus oráculos mais poderosos e cheios de energia...

Consultas Presenciais e pela Rede (vide tópicos anteriores, onde a explicação está detalhada...)

Cursos:

* duração: 8 aulas (2 meses) – nível básico // 16 aulas (4 meses) – nível avançado

* teoria e parte prática.

* apostilado (mais ou menos 60 páginas)

* incluso: um baralho para prática.

* aulas particulares e em grupo.

MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO!

Nenhum comentário: