segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A Lenda da Origem dos Ciganos...


Era uma vez uma terra, lá nas bandas do Oriente... Nessa terra, o sol demorava muito a chegar e também demorava muito a partir... Era uma terra privilegiada, onde existiam as mais belas flores e os mais saborosos frutos, inúmeros rios e árvores especiais. Essa terra ficava entre dois rios. Um corria para o norte, e a água era fria; o outro corria para o sul e a água era quente. Dessas águas quentes, um dia se espalhou um povo pelo mundo. E isso aconteceu por conta de uma perseguição... Havia um rei chamado Quivir, que tinha uma tropa dos mais destemidos e valentes beduínos do mundo... Ele não era um mau-rei, mas um pouco egocêntrico demais, por vezes se perdia em seu orgulho. Um dia, esse rei foi acometido por uma dor-de-cabeça fortíssima. Parecia que iam romper os nervos, a dor era lancinante, e persistia por vários dias... Os magos foram consultados, bem como os curandeiros do país. O rei ofereceu suntuosa quantia para quem lhe livrasse de tão nefasto mal que punha em risco o seu cargo de dirigente do país. Todos os magos eram unânimes em afirmar que a doença misteriosa do rei não tinha cura. E o tempo passava... Um mago ambicioso, ao saber da recompensa, resolveu agir... Seus olhos brilhavam cobiçosos quando, depois de examinar cuidadosamente o rei, sentenciou:

- Majestade! Já sei o motivo de tal dor! O que a causa, e qual a solução. Permita-me dizer, ó senhor de todas as coisas! - sua atitude falsa não foi percebida pelo aflito rei, nem pela sua corte de magos.

- Dize! Reafirmo que te recompensarei regiamente se me disseres! - ele estava desesperado.

- O que causa sua infinita dor, ó Rei, é uma víbora que se alojou em sua cabeça! Trata-se de um gênio mau, que tomou a forma ofídia para causar-lhe transtornos! E não há como livrá-lo de tão nefasta presença! - o mago falava com entonação profética.

- O que farei, mago? Saberias me dizer como domar esse gênio das trevas?

- Essa serpente se acalmará se, todas as semanas, o senhor beber o sangue do homem mais forte e mais inteligente desse país, e comer o coração da jovem mais formosa e mais cheia de graça! Somente através desse sacrifício será possível aliviar suas dores!

O rei era muito desconfiado, e, da mesma forma como todos os magos, que já estavam invejosos e irritados com o rival, não acreditou direito nisso e disse que só pagaria a recompensa se sentisse uma melhora na terceira semana. O mago concordou, e assim foi feito. A notícia se espalhou rapidamente, e uma macabra eleição foi feita para que se decidisse quem era o guerreiro mais forte e mais destemido, e quem era a beldade que o acompanharia ao sacrifício que devolveria a saúde do insano rei. Sabe-se lá como, depois do bizarro ritual, as dores do rei cessaram, e todas as semanas um casal era sacrificado. Os pais escondiam seus filhos, mandavam-nos para longe, na tentativa de fugir de tão desumana tirania. Com o tempo, as pessoas que estavam na mira dessa situação não se conformavam em ter uma morte tão indigna e tão estúpida. Fugiam dessa terra abençoada... Uns iam para a região da neve, subindo. E outros, desciam para as regiões de deserto, ao sul... E com o tempo, iam se encontrando e formando grupos, era a elite daquela terra abençoada, mas estragada por um mau rei... Esses grupos eram a nata, formado pelos homens mais valentes e mais inteligentes, e pelas mulheres mais encantadoras... Seguindo e viajando, sempre fugindo de Quivir, e esses fugitivos deram origem aos povos ciganos, que, como se dizia na Pérsia Antiga, eram os bactiares, cujo nome significa: "os que buscam a sorte"...

Oración de Las Trece Varas de La Fortuna


Trata-se de uma oração dos gitanos de Castela à sua protetora, a Virgem Dolorosa de Macarena, padroeira de Sevilha, também chamada de Nossa Senhora da Esperança, e deve ser feita com muita fé e muito respeito, por tratar-se de algo muito forte e muito antigo...


" Em louvor das três chagas da Virgem de Macarena, eu quero ser livre da pobreza e da miséria. Quero sim. Quero mesmo. E das treze varas que serviram para La Macarena fazer sua tenda, eu tiro uma, que é a que cobria Le Chavo Dieuleske. (o filho de Deus)


Em louvor das três chagas da Virgem Macarena, eu quero me livrar da opressão dos meus inimigos. Das treze varas que cobriram La Macarena, eu tiro duas, as que serviaram de remo para a barca que navegou até a Espanha.


Em louvor das três chagas da Virgem de Macarena, eu afasto de mim a má sorte. E das treze varas, eu tiro três, que são as Virgens que protegeram os ciganos kalons em suas caminhadas: La Virgen de Las Angustias, Virgen de Triana e La Magdalena.


Das treze varas eu tiro sete. E com essas varas eu faço a Roda da Fortuna, que em nome de La Macarena abrirá meus caminhos de glória na terra e nos céus. Amém! "

ORAÇÃO À SANTA SARA KALI


"Sara, Sara, Sara, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, dinheiro, felicidade...).Teus milagres no mar sucederam e como santa te tornastes, à beira do mar chegastes e o ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos ciganos, a eles ajudastes e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas grandes. Sara, mãe dos aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para meus olhos enxergarem até no escuro (pedir força para os seus olhos, vidência, intuição), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos. Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara colocarás os meus pedidos para que eu possa vencer as agruras que a terra nos oferece. Sara, Sara, Sara, não sentirei dores e nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como tu conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa nao está bem e querendo resolver algo muito importante beber três goles de água). Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, continuarei caminhando sem parar. Assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará. E sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade, teus ensinamentos deixarás. Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurarem, ajudado pelos poderes de nossos irmãos ciganos. Serei alegre e compreensivo(a) com todos os que me cercam. Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sara, Sara, Sara estará sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito e acima.E assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sara, que me ensinará a caminhar e perdoar. Amém. "
Para iniciar as postagens nesse espaço, nada melhor do que começar com um ato de fé, mantendo em nossa Padroeira os pedidos de sorte, saúde e proteção, e agradecendo pela presença constante e pela certeza de estarmos sempre cobertos por seu manto de estrelas.